Estomatologia

A estomatologia é uma especialidade da odontologia que cuida das doenças da boca, foi aprovada, regulamentada, registrada e reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) em 1992. São várias as doenças que afetam a cavidade bucal, como aftas, que podem estar relacionadas a deficiências vitamínicas, úlceras dolorosas relacionadas a dentes fraturados ou próteses mal adaptadas, infecções por fungos, tal como a candidose, infecção causada pelo fungo chamado Candida albicans, que pode estar relaciona a deficiência no sistema imunológico, que constitui as defesas do corpo, isso pode significar a presença de uma doença sistêmica grave, como a AIDS.

Assim um cirurgião dentista, pós-graduado e habilitado ao diagnóstico, pode flagrar esta doença antes mesmo de manifestações clínicas mais graves. Além de várias outras que podem apresentar sinais e sintomas na cavidade bucal, como sífilis e tuberculose.

Outra questão fundamental abordada pela estomatologia é o diagnóstico, prevenção, controle e tratamento do câncer bucal, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é de que ocorram 14.700 novos casos desta doença no Brasil em 2018. Os fatores que podem causar esta doença são o consumo excessivo de bebidas alcoólicas destiladas, como vodka, whisky, conhaque, cachaça, entre outras. Além do tabaco, pois no cigarro há substâncias cancerígenas, que associadas a bebidas alcoólicas aumentam em até 40 vezes a possibilidade de se adquirir um tumor maligno na boca, assim consultas regulares ao dentista devem ser feitas, a fim de se verificar a presença de alterações prévias ao carcinoma, como lesões brancas ou vermelhas na boca que não cicatrizam, ou seja, a realização de um diagnóstico precoce, que pode ser feito por um profissional habilitado nesta área da odontologia na Elo Dental, marque sua consulta, temos imensa satisfação em prevenir doenças.

Agende a sua avaliação pelo WhatsApp 51 – 98444.8961